domingo, 5 de setembro de 2010

Atividade Individual

Leia o artigo da Revista Nova Escola "Ensino de Lingua Estrangeira vai além da Gramática" disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-estrangeira/fundamentos/alem-gramatica-426788.shtml
Escreva um texto (dois ou mais prágrafos) abordando os seguintes itens: uso de textos em sala de aula (EF/EM); a gramática; Metodologia que vc usa em suas aulas.

43 comentários:

  1. As aulas de língua inglesa devem privilegiar o uso e a produção de textos. Isso não
    significa trabalhar com "qualquer" texto, mas sim com aqueles que proporcionem aos alunos
    situações reais de comunicação, nas quais os estudantes possam participar de forma
    crítica e ativa. Para que, dessa forma, os alunos possam ir além de conhecimentos
    linguísticos. Sendo assim, a gramática é ensinada de uma maneira diferente, ela está
    ligada ao texto.
    A metodologia que utilizo durante os meus planejamentos é a sociointeracionista. Pois ela
    prioriza situações reais de uso da língua, a interação entre os alunos e professor
    (melhor forma de aprendizagem de uma língua estrangeira), a utilização de diferentes
    gêneros textuais e orais e os trabalhos em grupos. Dessa maneira, essa metodologia é
    centrada no aluno, por isso, o professor é o orientador das aprendizagens.

    Caline Balestro

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  2. Acredito que o professor deve mudar suas crenças ao trabalhar com uma língua estrangeira, pois tudo o que vivenciou na sua aprendizagem não deve necessariamente ser algo reproduzido em sala de aula. A dificuldade está em refletir acerca da prática. A ação-relexão-ação torna o professor crítico e preparado para as mudanças e conflitos existentes em sala de aula. Através da formação continuada, o professor poderá estar seguro e preparado para o trabalho com diferentes gêneros textuais, fazendo com que o aluno compreenda a língua como função social, não desvinculada da sua vida. O método de ensino é o professor quem faz, podem existir métodos maravilhosos, mas se o professor não estiver entusiasmada, não terá sucesso, portanto, se escolher o método sociointeracionista deverá legitimá-lo em suas crenças e assumí-lo, estando aberto às mudanças,aos imprevistos e às diferentes turmas.

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  3. Reiteradas vezes se tem ouvido falar na ineficiência do ensino de Língua Inglesa nas escolas, visto que o ensino de tal disciplina, quase sempre, respalda-se, apenas, na memorização de vocabulário e regras, na tradução de textos, no estudo de formas gramaticais e, além disso, na preferência de dar prioridade somente à língua escrita. Tal modelo, desse modo, objetiva, simplesmente, o conhecimento metalinguístico e acaba por tornar-se uma mera repetição, ano após ano, dos mesmos conteúdos.
    Apesar de não estar, ainda, ministrando aulas de Língua Inglesa, concordo com as ideias defendidas no artigo da Revista Nova Escola "Ensino de Língua Estrangeira vai além da Gramática”, pois acredito que o ensino-aprendizagem eficiente de tal disciplina em sala de aula deva, obrigatoriamente, estar respaldado em atividades que extrapolem o preenchimento de lacunas e que não somente solicitem: “Faça conforme o modelo”. Atividades que explorem as quatro habilidades linguísticas e que desafiem e possibilitem a utilização da Língua Inglesa em situações reais de uso devem, sem dúvida nenhuma, compor uma boa aula de Inglês.
    Por isso, defendo, então, que a formação de um aprendiz que se posicione como usuário competente do idioma em questão depende, inclusive, da escolha de bons textos, os quais sejam dos mais variados gêneros. Além disso, acredito, também, que a autenticidade dos textos trabalhados é fundamental, uma vez que é garantia de que tal texto não foi criado com um propósito único de trabalho ou, ainda, que seja apenas pretexto para se trabalhar aspectos gramaticais da língua.

    Talita Fanton

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  4. O texto a ser trabalhado em aula deve abordar um tema interessante para o aluno e que durante sua leitura o aluno possa ativar seu conhecimento prévio para poder compreender o texto sem precisar traduzí-lo.
    A gramática não deve ser o foco do aprendizado porque, apesar de ser importante, não é exclusivamente dela que o aluno precisa para se comunicar. É muito mais produtivo permitir ao aluno interagir com os colegas e o professor usando a língua sem pensar na gramática.
    Portanto, a metodologia que uso em sala de aula é a sociointeracionista, permitindo ao aluno entrar em contato com vários gêneros textuais e diversas situações de uso, ou seja, o aluno comunica-se com os colegas gerando o aprendizado efetivo da língua.

    Fernanda Dalmás

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  5. A leitura é sem dúvida uma das melhores ferramentas de combate a alienação e ignorância. Um undivíduo ao adquirir o gosto pela leitura colabora para o desenvolvimento de uma consciência crítica pessoal, capaz de expor opiniões, pontos de vistas, contrastes, uma vez que a leitura envolve o leitor em uma prática social, levando em conta que por trás de um texto existe um momento específico, um escritor e um receptor.
    Para que a leitura possa se tornar realmente importante e para que um leitor possa perceber esta importância é necessário que o mesmo seja estimulado desde muito cedo, com os pais dando exemplo e colocando-o em contato com as mais diversas leitura. O processo continua com o professor em sala de aula apresentando diversos gêneros e colocando o aluno em contato direto com situações reais(no caso de aulas de língua inglesa é importante que os textos sejam autênticos, isso propicia ao aluno um contato direto com a língua e situações ligadas a mesma).
    Ana Paula Carminatti

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  6. Para ocorrer uma leitura completa é pertinente que aconteça uma preparação prévia, que engloba o conhecimento de mundo e também as diferentes estratégias para a qualificação do vocabulário do aprendiz, ou seja, o estímulo. Para a habilidade de leitura ser qualificada é preciso que ocorra a preparação das diversas habilidades,assim obtêm - se bons resultados no momento da compreensão do texto.
    A leitura é um acontecimento de suma importância,pois desenvolve a criticidade do aprendiz, dessa forma reflete no conhecimento de diferentes assuntos,mantendo - o dentro de todos os meios comunicativos e, principalmente, na prática social.

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  8. Penso ser muito importante usar textos diversos em sala de aula, valorizando a interação e as situações reais de comunicação pois atualmente os alunos estão conectados com o mundo inteiro através da internet,de sites em língua estrangeira, de jogos, de filmes e músicas internacionais.Por estes motivos que o ensino de língua inglesa vem se modificando, e nós futuras professoras, precisamos estar atentas a esta realidade para poder preparar os alunos para participarem criticamente de um mundo sem fronteiras.
    Simone Benvenutti

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  9. A metodologia usada em sala de aula deve sempre estar focada nas quatro habilidades que devem ser desenvolvidas em uma boa aula de língua estrangeira. O professor precisa estimular o aluno para que ele se sinta seguro em expressar-se na língua estrangeira. A metodologia sociointeracionista possibilita que o aluno participe das aulas, professor e aluno, juntos, formam a aula. Neste caso, o professor não é visto como o único modelo a ser seguido e sim como mediador do conhecimento, onde o aluno tem a possibilidade de participar do processo de ensino-aprendizagem.
    O uso de textos nas aulas deve ser o mais diversificado possível, atualmente, entende-se texto de uma maneira mais ampla, como por exemplo: rótulos de produtos, receitas, músicas, ilustrações, etc. o professor deve também, abordar aspectos culturais para que o aluno aprenda como é a cultura de outros países.
    Ao trabalharmos com atividades reais, do cotidiano, possibilitamos que o estudante aprenda a língua estrangeira e saiba usá-la. O importante é saber como usar a língua, flexioná-la conforme o contexto que a mesma for exigida. Por isso, aprender língua estrangeira somente com exercícios gramáticas impossibilita o aluno de se expressar na língua estudada.

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  10. Diante de um contexto mundial amplamente globalizado, e meios de comunicação que possibilitam ao adolescente acesso a várias outras culturas em tempo real, o ensino de língua inglesa está se tornando cada vez mais um desafio para o professor. Pois, as abordagens textuais, não podem visar somente o ensino gramatical, mas sim proporcionar ao aluno o uso do conhecimento apreendido no contexto social.
    Minha experiência pessoal nos estudos de inglês na escola pública foram frustrantes, pois não houve ensino efetivo tanto de gramática quanto de interação. Por isso, seguindo a perspectiva sociointeracionista, defendo a utilização de textos e atividades que proporcionem ao aluno o uso real da língua, como ler um manual de videogame, entender partes de uma música ou até mesmo interagir com pessoas de outros países. Dessa maneira as aulas de língua estrangeira assumem um caráter prático e ideal de ensino.

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  11. As abordagens de ensino de lingua estrangeira evoluiram sim. Mas isso ocorreu, e ocorre, com todos os assuntos e por toda a parte.
    Triste seria se não evoluíssemos.
    Para nós, estudantes do último nível de letras, inglês e português, a matéria não apresenta grandes novidades. Todavia, a revista é direcionada para os professores em exercício que,como podemos perceber nas observações dos semestres anteriores, acabam se acomodando e repetindo as mesmas abordagens, independente dos novos estudos realizados na area ou a crescente proliferação de veículos de comunicação que se utilizam da lingua inlgesa.
    O importante, por fim, é que trabalhemos na sala de aula com materiais presente na vida da classe, assuntos comtemporaneos e de interesse dos alunos. Isto é, devemos privilegiar a contextualização e a interação. Pois, somente assim o aluno sentirá a real dimensão do quanto a lingua estrangeira esta presente em sua vida e que, sim, as aulas de inglês podem auxilia-los no melhor se comunicar com o mundo. Possibilitando que eles entendam melhor como se estrutura os jogos que costumam utilizar, os sites que visitam,o que dizem as musicas que eles ouvem, etc.

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  12. Línguas Estrangeiras como o inglês e o espanhol ocupam cada vez mais espaço no cenário cultural e profissional dos brasileiros, o que exige que o ensino dessas línguas favoreça o uso real das mesmas.
    Para isso, é fundamental que, na sala de aula, os alunos tenham contato com textos autênticos, aos quais tenham acesso nos diversos meios de comunicação e nas diversas situações da vida social. Além disso, mais do que um mero material elaborado na LE alvo, esses textos precisam veicular informações relevantes e significativas para o desenvolvimento intelectual do aprendiz.
    Desta forma, a gramática tão enfatizada nas aulas de LE tradicionais, deve servir como suporte para a compreensão das estruturas lingüísticas a serem vistas, e não como foco principal da aula de língua.

    Viviane Lanzarin

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  13. Meu nome é Catia, e acho que o ensino de Língua Estrangeira vem se modificando muito nos últimos tempos, e hoje busca, como principal objetivo, fazer com que os estudantes participem ativa e criticamente de um mundo. A interação mediada pela linguagem sempre ocorre num determinado lugar social e num momento da história, e os professores têm de saber disso, cada turma tem seu perfil e o seu modo de aprender. O importante é não cair em monotonia, mas usar diferentes recursos para entender as práticas sociais de leitura e escrita e participar delas.
    Os PCNs da Língua Estrangeira assumiram a função de veículo de acesso ao conhecimento para levar o aluno a comunicar-se de maneira adequada em diferentes situações, percebendo a importância do inglês no nosso dia a dia. É preciso fazer os alunos participarem de uma atividade real, as crianças vão aprender os conteúdos linguísticos e também outros ligados à própria ação, o que facilita, e muito o seu aprendizado.Por esse motivo é necessário o uso de diversos gêneros textuais ou discursivos.
    A abordagem sociointeracionista valoriza a participação do aluno e não se trata de simples troca de informações, mas de pessoas trabalhando juntas, modificando o que sabem e chegando a um saber novo para todos, o aluno não deve ser um mero receptor de informações.Mudar a maneira de ensinar não é nada fácil e requer determinação e formação, por isso que nós professores não devemos deixar nunca de nos aperfeiçoarmos.
    Catia Coutinho

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  14. Rosiane

    Como professores de Língua Inglesa nosso dever é levar para a sala de aula um conhecimento que vai além da gramática, isto é, porpiciar aos alunos através da LI o acesso à cultura e costumes de um outro país. Além do mais os alunos demonstram interesse em aprender LI, principalmente quando ela é apresentada de uma forma diferente, não da maneira tradicional como ocorre na maioria das vezes, através da gramática.
    Existem muitos mitos sobre o ensino e aprendizagem de LI, porém são apenas mitos . O que vale para um bom rendimento na aprendizagem de LI é quando consegue-se inserir o uso real da língua na sala de aula, ou seja, haver comunicação em LI entre alunos e professor. Resumindo devemos trabalhar a língua como um todo e não somente no aspecto gramatical.
    Em minhas aulas utilizo a metodologia sociointeracionista, pois acedito que este método é o que mais aproxima os alunos da LI, fazendo com que eles não vejam a aula de LI somente como uma aula em que se aprende regras gramaticais, as quais são ditadas pelos professores, mas sim, que possam interagir e expor suas opiniões.

    Rosiane Bohnemberger

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  15. Eu como aluna de letras e futura professora de língua inglesa acho que deve ter sim ensino de gramática em sala de aula, mas de uma forma em que desperte o aluno, materiais, atividades e procedimentos usados em sala de aula refletem no processo de aprendizagem, o professor deve ser autêntico para que estimule o aprendiz, também é o professor que deve oferecer oportunidades aos alunos para que adquiram habilidades em língua estrangeira.
    Liriane

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  16. Nos dias de hoje, encontramos muitas dificuldades no ensino de Língua Inglesa, os alunos não gostam de inglês, professores que trazem textos banais e incoerentes só para tradução, e aulas expositivas de gramática.

    O importante é usar diferentes recursos para entender as práticas sociais de leitura e escrita e participar delas. Atividades que façam parte do cotidiano do aluno, abrangendo diferentes gêneros textuais, assim como textos autênticos, instigar no aluno a vontade de criar e inovar, fazendo-o buscar conhecimento vinculado no seu dia a dia.

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  17. A prática de sala de aula no ensino de língua inglesa leva o professor a constantes análises e reflexões. Ve-se que este ensino não está se realizando,pela falta de interesse dos alunos, bem como por outros fatores que dificultam no preparo e aplicação das aulas e que poderiam tornar a aula mais atraente,proporcionando aos alunos um aprendizado eficaz, que iria dispertar curiosidade e interesse pelas aulas. A língua inglesa faz parte do dia-a-dia de nossos alunos, que estão sempre em contato com a língua através de músicas, filmes, jogos, internet.
    Muitos ainda não têm a consciência de que o inglês faz parte do contexto social
    e que aprendê-lo é uma necessidade e que isto pode fazer a diferença. Para se aprender uma língua, devem ser consideradas quatro habilidades: ler, ouvir, falar e escrever. A utilização de textos em sala de aula, no ensino de língua inglesa, é relevante para contribuir na educação de leitores críticos e para a sua formação como cidadão.

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  18. Máura Colet

    O uso de textos autênticos em sala de aula é de suma importância para que o aluno venha a interagir com a linguagem utilizada no cotidiano e assim perceber o real uso da língua estrangeira. Nesse sentido, o ensino proporciona um contato direto com a língua em uso e amplia a visão de que a aprendizagem não fica somente nas regras gramaticais ou nas formas e léxicos da língua, o que limita muito o conhecimento. É necessário ter a noção de que assim como a nossa língua materna, a língua estrangeira, seja ela o inglês ou o espanhol, está sempre se modificando e para tal os textos autênticos englobam essa modificações, por isso dá importância de se trabalhar com eles em sala de aula. Além disso, o objetivo sempre deve ser a comunicação, que nesse caso, envolve o uso da língua falada (interação com colegas ou com o professor) em diversos contextos, a leitura de diferentes gêneros e tudo o que propicie a participação ativa e crítica dos alunos num mundo com o fácil acesso a informação.
    A gramática como fonte de ensino e meta de aprendizagem não leva o conhecimento necessário para que o aluno possa interagir com o mundo que o rodeia e assim comunicar-se numa língua estrangeira. A gramática "pura" não garante a habilidade da comunicação no uso real da língua. Porém, ressalta-se que ela não deve ser abolida do ensino, o que deve mudar é o objetivo e a meta a ser alcançada no final de um ano letivo, sendo assim, os alunos devem perceber nos textos que fazem parte do uso real da língua a gramática.
    A metodologia utilizada nos planejamentos de minhas aulas é a sociointeracionista, pois busca a verdadeira necessidade dos alunos e engloba aulas contextualizadas com foco na aprendizagem da língua nos contextos em que ela é realmente utilizada.

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  19. Elizane Godinho
    Para aprimorar o ensino de Língua Estrangeira, o ideal é usar diversos textos, valorizando a interação, pois as atividades mais significativas são aquelas que criam e sala, situações reais de comunicação.
    A gramática não precisa ser o foco, pois ela pode ser trabalhada de outra forma, interagindo professor e aluno.
    Nos meus planejamentos uso a metodologia sociointeracionista, pois permite que o aluno entre em contato com diversos gêneros textuais, possibilitando a comunicação em sala de aula e com o mundo.

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  20. No ensino de língua estrangeira, já não basta o uso de textos específicos para trabalhar gramática, mas sim a utilização de material autêntico, condizente com a realidade, que permita ao aluno entrar em contato com situações reais de comunicação em que o mesmo possa participar ativamente e criticamente.
    Contudo, a gramática não deve ser tratada de forma isolada. É importante que ela esteja ligada ao contexto, para que o aprendiz adquira o conhecimento por meio de uma atividade real do idioma e com isso aprenda conteúdos lingüísticos e também outros ligados à própria ação.
    Portanto, proporcionar ao aprendiz o contato com situações reais por meio de textos é desenvolver o comportamento leitor e a capacidade de interagir, opinar, discutir, analisar dados, fatos importantes para a construção intelectual do educando.

    Camila Bison

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  21. A leitura é de suma importância para a vida dos humanos. Não somos donos de um bom conhecimento se não lermos. Durante a leitura de algum material aos poucos vamos criando expectativas que ao longo do texto são confirmadas ou rejeitadas, mas estas expectativas são muito relevantes para que haja maior percepção do conhecimento de mundo que temos. Se pudermos criar hipóteses a partir de um assunto é porque já temos um conhecimento prévio a respeito deste e, este conhecimento comprova estudos que já foram realizados.
    Para ser um bom leitor deve-se ter uma consciência crítica, a pessoa que tem esta capacidade estabelece uma relação de poder na sociedade. Um leitor consegue se expressar melhor, sendo assim, será mais bem visto perante a sociedade. A leitura nos leva a conhecer contextos, linguagens que ainda não conhecemos, ou seja ao lermos também estamos exercitando o nosso papel de cidadão na sociedade.

    Natália Girardi

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  22. O ensino de língua estrangeira nas escolas é importante para um melhor entendimento do mundo moderno que nos cerca, visto que vivemos em um meio onde palavras em inglês estão diariamente presentes em nosso dia a dia por meio de produtos que consumimos ou mesmo nos meios de comunicação, assim percebemos que convivemos com outra língua mas não nos damos conta do real significados dessas palavras. Partindo dessa idéia, fica clara a visão sociointeracionista a qual diz que se deve considerar a leitura dentro de um contexto social para o ensino da língua interagindo com ela e sabendo usá-la em situações reais que existem em nosso cotidiano, excluindo desse modo o ensino da gramática isolada tão usada nas escolas.
    Juliane.D

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  23. Os textos que são trabalhados nas aulas de Língua Inglesa devem ser bem selecionados pelo professor, para que, dessa forma o aluno consiga tirar proveitode suas qualidades, melhorando seu conhecimento. Os textos devem abordar temas relacionados a realidade, tornando-se, assim, atrativos aos olhos dos alunos. O uso da gramática deve estar ligado ao texto, tornando-a menos monótona. Acrdito que a melhor forma de aplicar tudo isso é utilizando, nas aulas, a abordagem sociointeracionista, pois ela priorizaa interação professor/texto/aluno. O professor é de extrema importância nas aulas de Inglês(e em todas as outras aulas), pois só ele sabe a melhor maneira de desenvolver suas aulas, só ele sabe como é a turma e a escola onde trabalha.

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  24. O ensino de língua estrangeira na escola é muito importante, pois desperta a consciência lingüística e a consciência crítica dos alunos. Através de diferentes textos, da utilização das quatro habilidades comunicativas, do envolvimento entre os alunos, pode-se vivenciar a experiência de comunicação humana e a aprendizagem significativa, para que assim a utilizem como uma forma de estar no mundo, interagir com os demais, reconhecer sua cultura e respeitar a diversidade existente na sociedade. Tissiane Franciosi Cappelli

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  25. Why should we study English? Learn English is not so hard, but teach can be if the teacher doesn't know how to do that! We have been studying and learning how to teach the language in our graduation for a long time, then all us ought to try to do this. Neither we have to follow the traditional grammar nor the traditional classes that we had had at school some years ago, but try to do the best that we can for ourselves. The students have to learn and improve what is around them, so we have to be careful when we are selecting the texts that will be taught to the students. I agree with the the article and all us have to do the best that we can. English is funny to be taugh but can also be boring depending the way the teacher teaches it. If all the people are conscious about this we can have the result.

    Luana Cipriani

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  26. Acredito no método sociointeracionista,o aluno interagindo com o pofessor através do seu cotidiano.Ou seja,me preoucupo com o aprendizado do meu alunado;não me preoucupo se vou concluir o conteúdo programático que a gramática me oferece.Penso que, os conceitos gramáticas não serão relevantes para o conhecimento de mundo deles.Posso trazer para minha sala de aula,como criar uma conta no G-mail ou conhecer as bibliografas de idolos...(através de textos autênticos)visto que, estes aprendizados serão importantes para o convivio social dos alunos.O uso de uma conta de e-mail,o conhecer do artista... posso nessas atividades incluir o uso da gramática.A idéia é usar de diferentes recursos até chegar na proposta da temática.
    Sílvia

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  27. O texto não serve unicamente para se estudar gramática, seu uso vai muita além, desde que o professor saiba como utilizá-lo. Acredito que se deva usar textos que possuam situações que ocorram no cotidiano , pois, de certa forma, já se estará preparando o aluno para conseguir encarar situações reais. Textos de outros gêneros também são importantes para ampliar o conhecimento do aluno, mas o professor deve selecionar o texto com cuidado para que possa desenvolver atividades que dispertem o intertesse do aluno, para o aprendizado de uma segunda língua. O professor deve buscar maneiras de mostrar ao aluno a importância de se aprender outra língua e métodos para que os alunos fixem o que foi estudado. Nas minhas aulas procuro desenvolver atividades que os alunos possam se comunicar e interagir, e busco variados textos possam ampliar e acrescentar seu conhecimento.

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  28. A produção e leitura de textos nas aulas de Língua Inglesa têm grande importância na aprendizagem do aluno, no entanto esses devem ser selecionados, para promover o uso da língua em situações reais, e assim os alunos possam perceber a necessidade da aquisição da Língua Inglesa.O trabalho com textos é também fundamental para o desenvolvimento das interações orais posteriores.
    Muitas têm sido as críticas quanto ao tradicional ensino de uma segunda língua na sala de aula,críticas essas relacionadas a métodos inadequados de ensino, no entanto acredito que não uma metodologia exata de ensino, o professor deve buscar adequar suas aulas à realidade de seus alunos, fazendo com eles sejam seres participantes e ativos na construção da linguagem é necessário que os alunos sejam capazes de se comunicar não apenas na língua materna, mas também na Língua Inglesa, pela sua importância, sendo parte fundamental da construção da cidadania.

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  29. O processo de globalização e as novas tecnologias de informação criaram uma nova ordem mundial, com impactos na formação do conhecimento e para se adequar a esse novo perfil de sociedade a escola precisa incorporar novos conceitos no tocante ao ensino de língua estrangeira visto que o aprendizado de uma segunda língua exerce um papel de suma importância na ampliação do conhecimento de mundo.
    Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais o que se espera do ensino de língua estrangeira nas escolas é que o aprendiz consiga perceber que vive em um mundo que está articulado por vários idiomas e que dentre essas diferentes línguas existem aquelas que desempenham papel dominante em determinado momento histórico. É importante que o indivíduo reconheça que a aquisição de uma língua estrangeira lhe possibilita o acesso a bens culturais da humanidade que desenvolvem o entendimento do papel de cada um como cidadão.
    O Ensino de Língua Estrangeira no currículo escolar do ensino fundamental corrobora para que o indivíduo adquira habilidades lingüísticas, aumentando a compreensão de como a linguagem funciona evidenciando aspectos relevantes para a própria língua materna, além de conhecer diferentes culturas, expressões e comportamentos, acarreta experiência e possibilidade discursiva de mundo. Trazendo ao aluno a capacidade de se comunicar através de uma língua estrangeira para que este tenha acesso ao meio tecnológico e atribuindo-lhe fundamentação profissional. Enfatizando um papel de reflexão sobre a realidade atual, tanto social quanto política e econômica, focalizando a construção de sociedade engajada.
    Enfim, apesar de ainda não estar trabalhando em sala de aula concordo com as afirmações de que se deve pensar em boas metodologias de ensino e não prender-se em conteúdos superficiais que atrofiam a capacidade de raciocínio do aluno. A criatividade e a consciência do professor com relação aos objetivos que ele almeja em sala de aula são responsáveis por fazê-lo buscar um bom preparo cercando-se de uma ótima metodologia a fim de que de fato o processo de aprendizagem funcione promovendo resultados positivos tanto para o educador como para o educando.



    Abigail Santos da Conceição

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  30. O ensino de língua inglesa deve capacitar os alunos para participarem
    criticamente do mundo, priorizando a comunicação e a interação, portanto,
    é necessário o uso de diferentes recursos para entender as práticas
    sociais de leitura e escrita, textos de gêneros
    variados e condizentes com situações reais são mais indicados
    para o ensino da língua estrangeira.
    O importante nas aulas de língua estrangeira é a utilização de textos com o contexto de produção dos discursos, permitindo assim a compreensão do uso que as pessoas fazem do idioma ao agir na sociedade. O uso de metodologias de ensino centradas no ensino da gramática deve ser abolido da realidade escolar, pois não propiciam o aprendizado efetivo do aluno. A metodologia de ensino de língua mais adequada para atender às necessidades do aluno é o sociointeracionismo, através do qual o aluno é incentivado a aprender a língua nos contextos em que ela é realmente utilizada.
    Fernanda Rachele.

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  31. O uso de textos em sala de aula é importante, mas sendo estes gêneros textuais autênticos. Dentro destes gêneros encontra-se a música. Estas podem trazer ao aluno questões relacionadas à diversidade cultural e social. Utilisando este gênero pode-se trabalhar com atividades que envolvem mais de uma habilidade para o ensino de Língua Inglesa, como por exemplo, a habilidade do “listening”, e do “speaking” , quando o aluno ouve e canta a canção.
    O importante é diversificar as aulas, incorporar produção de discursos e práticas de atividades que são reais e semelhantes ao cotidiano do aluno e usar a língua de forma que realmente é utilizada, levando em conta o sociointeracionismo, cujo aluno se relaciona com o mundo exterior e com o mundo interior da sala de aula, além de ter uma maior interação no ensino entre professor/aluno e aluno/aluno, tendo em vista, um melhor aprendizado nas aulas de Língua Inglesa.
    Procuro nas minhas aulas ter um método sociointeracionista, pois, desperto nos alunos a comunicação, desenvolvendo com isso a interação na aula, além de utilizar diferentes gêneros textuais, a reflexão sobre os mesmos e o uso da oralidade em sala de aula.

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  33. As aulas de língua inglesa devem ser interessante para que o professor consiga despertar no aluno o interesse da aprendizagem. Os textos devem ser autênticos e de fácil compreensão dos alunos, para que estes não se prendam em cima da tradução do texto e a aula não se torne monotona e chata.
    Acredito que através da escolha de um bom texto, o professor tem plenamente condições de preparar uma boa aula retirando do texto tópicos importantes sobre a gramática.
    Nas aulas que eu preparo, procuro textos atuais e interessantes, que tragam conhecimento para eles. Trabalho a gramática através do tema escolhido, fazendo uma aula contextualizada e lúdica, pois gosto de trabalhar nas turmas jogos e brincadeiras que fixam o conteúdo e o vocabulário.
    Entretanto, nas aulas que observei o semestre anterior, não percebi no professor interesse em ensinar alguma coisa para seus alunos. Ela simplesmente trabalhava com tradução de texto e assuntos descontextualizados. Não falava em inglês com os alunos, pois ela se sentia bastante insegura em relação a língua,fazendo de sua aula algo insuportável.
    Mas temos que aceitar, pois esta é a mais dura realidade da sala de aula, enquanto, não houver profissionais capaciatdos para realizar um bom trabalho.

    Samara de Souza.

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  34. Este comentário foi removido pelo autor.

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  35. O uso de textos em sala de aula é importante, mas sendo estes gêneros textuais autênticos. Dentro destes gêneros encontra-se a música. Estas podem trazer ao aluno questões relacionadas à diversidade cultural e social. Utilisando este gênero pode-se trabalhar com atividades que envolvem mais de uma habilidade para o ensino de Língua Inglesa, como por exemplo, a habilidade do “listening”, e do “speaking” , quando o aluno ouve e canta a canção.
    O importante é diversificar as aulas, incorporar produção de discursos e práticas de atividades que são reais e semelhantes ao cotidiano do aluno e usar a língua de forma que realmente é utilizada, levando em conta o sociointeracionismo, cujo aluno se relaciona com o mundo exterior e com o mundo interior da sala de aula, além de ter uma maior interação no ensino entre professor/aluno e aluno/aluno, tendo em vista, um melhor aprendizado nas aulas de Língua Inglesa.
    Procuro nas minhas aulas ter um método sociointeracionista, pois, desperto nos alunos a comunicação, desenvolvendo com isso a interação na aula, além de utilizar diferentes gêneros textuais, a reflexão sobre os mesmos e o uso da oralidade em sala de aula
    Tamires Stuani

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  36. O bom trabalho em sala de aula depende da escolha de um texto excelente e para isso o professor deve saber selecionar textos autenticos que envolvam os alunos despertando o seu interesse e apartir dele desenvolver inumeras atividades incluindo am gramatica.

    Edimara Tibolla

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  37. Segundo os PCNS o trabalho com o textos de língua inglesa podem e devem ser trabalhados segundo à abordagem sociointeracionista que leva em conta várias necessidades que o aluno apresenta no estudo um texto estrangeiro . Pois o método antigo da tradução não permite que o aluno se solte e tente juntar usar o seu conhecimento, nesse método a tradução é o mais importante.
    Por isso, o mais aconselhável é seguir os PCNS que nós sugere estudar o texto em três etapas: pré-leitura, leitura e pós-leitura . Dessa maneira, ao final dessas três etapas com certeza o aluno terá adquirido um conhecimento maior do que possuía. Podendo constatar que o inglês não serve somente para a sala de aula, mas que o conhecimento vai muito além disso, que a língua está presente o seu dia dia e que ele pode fazer uso da mesma.

    Franciele Quadri Bergozza

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  38. É passado o tempo em que usava-se apenas conteúdos descontextualizados, afim de fixar gramática, além de meras traduções para fixar vocabulários. Agora, apesar da demora, a ensino de Língua Estrangeira está mudando, mas ainda cabe ao professor adaptar-se as mudanças. A utilização de textos de vários gêneros em sala de aula é fundamental, pois a partir dele, o professor pode desenvolver as quatro habilidades, ensinando de forma contextualizada, de maneira a motivar o aluno, trabalhar, inclusive, com aspectos culturais. É possível explorar a gramática durante as aulas, aproveitando o texto, não precisa nem contar ao aluno que ele esta aprendendo aspectos gramaticais.
    Durante as minhas aulas, procura usar a metodologia sociointeracionista, de modo a proporcionar um ensino contextualizado, voltado para a realidade, proporcionando um trabalho voltado para a interação entre aluno – aluno, professor – aluno.
    Gislaine Godinho

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  39. O professor de língua inglesa precisa deixar de lado os velhos métodos de ensino de gramática que não têm nenhuma finalidade a não ser desmotivar o aluno. O que o educador deve fazer é levar para a sala de aula diferentes recursos para o ensino da língua, sempre tendo em vista situações reais de comunicação, que envolvam opiniões e críticas dos educandos, a fim de que haja uma interação professor-aluno e aluno-aluno.
    O ensino da gramática certamente é importante, porém, ele não deve ser feito através de regras que devem ser memorizadas, mas a partir de atividades voltadas à realidade, nas quais o aluno utilizará essa gramática de acordo com o contexto, entendendo e participando das práticas sociais.
    É preciso ter em mente que aprender uma língua estrangeira é conhecer uma nova cultura e participar criticamente dela.
    Juliana Fossatti

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  40. Nas aulas de Língua Inglesa, espera-se que ocorra o uso de textos diversos, a exploração dos mais variados gêneros textuais e discursivos, bem como a valorização da interação e de situações reais de comunicação. Já não se pode mais admitir um ensino baseado somente na gramática. Tendo em vista um mundo globalizado, o acesso à informação não poderia encontrar fronteiras justamente numa escola, local onde os estudantes precisam aprender a usar o idioma para participar e agir criticamente na sociedade.
    Luciane Reginatto

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  41. Os textos trabalhados em sala de aula devem proporcionar ao aluno não só o prazer da leitura imediata, mas a possibilidade de comparação à situações reais. O texto deve ultrapassar a barreira do conhecimento, despertando no aluno o pensamento critico.
    A gramática é apresentada de forma que não seja um fardo para o aluno, mas ligada ao texto, proporcionando o uso da língua inglesa.
    A metodologia deve focar as quatro habilidades linguísticas. O aluno participa da aula, é criativo, motivado e passa a interagir com os colegas e com o professor.

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  42. Utilizar textos durante as aulas de língua inglesa é muito importante, pois a partir dele é que se realizarão as atividades posteriores. É preciso ter uma base – o texto, para poder abordar outros aspectos, como a gramática.
    Priorizo as atividades de gramática que contemplem os tópicos abordados no texto e não exercícios e concepções desconexas, que não levem o aluno a refletir e a fazer associações. O texto e a gramática devem estar relacionados.
    Em minhas aulas, procuro basear-me no método sociointeracionista, que prima pela interação. Procuro promover a interação entre os alunos e entre professor-aluno, visando a troca de conhecimentos e, assim, o aperfeiçoamento do aprendiz.

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