domingo, 19 de setembro de 2010

Criação de atividade de Pré-leitura

Assista ao video http://www.youtube.com/watch?v=4WELEIiOmQk

A Fairy Tale called "Peter and the Wolf". A história seria projetada para alunos do 5° ano de uma escola estadual da cidade de Casca. São 30 alunos. Pense em atividades que possam preparar os alunos para ler o texto escrito e depois assistir ao filme.









21 comentários:

  1. Josiane e Samara: Dentro deste contexto nós iniciaríamos as atividades de pré-leitura trabalhando com a preparação do vocabuçário. Para tal, levaríamos quatro animais de pelúcia, o gato, o passáro, o lobo e o pato. Pediríamos aos alunos qual o nome destes animais em Inglês.
    Então, colocaríamos no quadro os nomes (duck, cat, wolf and bird), mas, sem vincula-los aos animais. Trabalharíamos coma pronúncia e depois, falaríamos um pouco sobre as fábulas.
    Comentaríamos que neste tipo de texto os animais são os personagens principáis, e nos quais eles adquirem a habilidade da fala. Então, pediríamos como um duck fala (qual som eles proferem), é claro que os alunos não saberão. Logo, colocarei o rádio para tocar com o "quak-quak" do pato, desta forma, eles logo ligarão os nomes aos animais. faremos isso, com os demais animais.
    A segunda parte da nossa atividade de pré-leitura focalizaria no estimulo a curiosaidade doa alunos. Através de uma atividade de "Autoquestionamento". durante a qual eles deverão responder as nossas perguntas com outras perguntas. Assim:
    _O que vocês gostariam de saber sobre uma história em que esses quatro animais aparecem juntos?
    Possíveis perguntas feitas pelos alunos:
    _O lobo vai tentar engolir ou enganar os demais animais?
    _Qual será a participação do gato na história?
    _ Como se virarão os animais mais frágeis?
    _Alguém vai ajudar os animais mais frágeis?

    Após isso, iniciaríamos as atividades de leitura ainda com as perguntas no quadro para que sirvam de alicerce na leitura do texto.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda Dalmás e Franciele Quadri Bergozza

    PRÉ-LEITURA

    Iniciamos a aula fazendo perguntas sobre fábulas para ajudar os alunos a compreender o que é esse tipo de texto.

    ATIVIDADE 1 – WARM-UP

    Digo aos alunos que todos conhecem ao menos uma história ou A raposa e as uvas, ou A cigarra e a formiga, ou A lebre e a tartaruga, entre outras. Elas sempre têm algo em comum. Em inglês também há histórias desse mesmo tipo. Faço algumas perguntas:

    1- Diga dois pontos semelhantes entre essas histórias?
    R.: Sempre há a personagem boazinha e a má e têm personagens animais.

    2- As personagens animais apresentam qualidades ou características próprias da espécie?
    R.: As características podem variar, mas as qualidades atribuídas são sempre as mesmas.

    3- Como é o texto, curto ou longo? Nas histórias há sempre um conflito ou apenas relações de amizade entre as personagens?
    R.: É um texto curto e sempre há um conflito entre as personagens.


    Trabalhamos o vocabulário levando imagens impressas dos animais que aparecerão na história e um caça-palavras com uma atividade de ligar palavras às imagens.

    ATIVIDADE 2 – WORD SEARCH AND MATCH

    Mostro aos alunos uma imagem de um animal e peço a eles que bicho é esse e se alguém sabe seu nome em inglês. Os alunos então ligam o nome do animal com a gravura que eles terão em uma folha impressa. Na sequência eles procuram esse nome no caça-palavras e assim sucessivamente com os outros animais.

    ATIVIDADE 3 – LITTLE TEXT

    Digo que esse animais (Wolf, duck, cat, bird) estão presentes na fábula que veremos e que se chama “Peter and the Wolf”. Peço a eles que imaginem do que se trata a história e escrevam em um parágrafo. Depois peço a cinco alunos que leiam seu texto.

    ResponderExcluir
  3. Inicio questionando os alunos quanto às histórias com lobos e de aventuras que eles conheçam (que já leram ou ouviram, por exemplo: chapeuzinho vermelho, três porquinhos, João e o pé de feijão, Peter pan, entre outras).
    Então, entrego uma crossword com nomes (em inglês) de histórias de aventura ou em que aparecem lobos, inclusive o nome da história que será trabalhada.
    Apresento o nome da história que será trabalhada e peço que animais eles acreditam que irão aparecer na história. Coloco todos os nomes no quadro.
    Destaco os animais que aparecerão na história pedindo aos alunos se estes animais têm alguma semelhança.
    PATO > PÁSSARO > GATO > LOBO
    • Como convivem esses animais? Eles podem viver juntos?
    Certamente me dirão que gato e pássaro não podem viver juntos, pois os gatos se alimentam, entre outras coisas, de pássaros, e o lobo, por ser um animal selvagem, feroz, não tem boa relação com outros animais, pois se alimentam deles também.
    Mostro aos alunos a imagem que aparece na abertura do vídeo (Peter, o lobo, o pássaro, o pato e o gato) e peço aos alunos porque eles acreditam que Peter está sendo acompanhado por esses três animais? Esta imagem representa uma relação que se estabeleceu entre Peter e os animais (exceto o lobo). Qual será esta relação?
    • Os instigarei a concluírem que eles se tronaram amigos, companheiros de aventura.
    Então, procuro fazer uma ligação com as histórias mencionadas anteriormente, para mostrar aos alunos que em todas elas o que contribuiu para um final feliz foi o espírito de cooperação, a amizade e o companheirismo e que a maldade sempre foi vencida.
    Por fim, antes de passar o vídeo, e a partir do que foi debatido, peço que comentem suas expectativas com relação ao vídeo, sobre como poderá ser a história.

    ResponderExcluir
  4. Pré-Reading:

    Início a aula perguntando aos alunos se eles assistem aos filmes produzidos pela Disney e de quais histórias (desenhos) da Disney eles gostam mais, então falo um pouco sobre os desenhos animados da Disney.

    Exemplo: Mickey mouse

    Pato Donald

    Winnie the Pooh

    Após mostro imagens dos personagens dessas histórias em slides.

    Peço a eles como os personagens são nessas histórias. Eles são pessoas ou animais. Depois de mostrar slides com o urso Pooh, pato Donald e o Mickey mouse, prossigo perguntando a eles se eles conhecem a história do Peter and the Wolf - Peter e o lobo e explico que também é uma produção da Disney é que possui animais como personagens.


    Mostro imagens de animais em mini cartazes e escrevo os nomes do animais ex: urso/ bear representando o urso Pooh, um rato/mouse representando o Mickey, pato/duck representando o pato Donald, e na história do Peter and the wolf os personagens principais são the Peter, a Wolf, a bird, a duck and a cat.

    Então penduro os mini cartazes no quadro com nomes de animais em inglês. Exemplo: bird, cat, dog, duck, mouse, Wolf, Tiger, cow, elephant, fish.

    Em seguida peço para os alunos que repitam todas as palavras e copiem as mesmas no caderno em seguida entrego uma tabela de bingo contendo nomes de animais em inglês e começo o sorteio das palavras, sempre fazendo os alunos repetirem a palavra sorteada em inglês, vence quem preencher primeiro a cartela.

    Após o bingo os questiono sobre como seria esse vídeo, afinal eles já sabem que é uma produção da Disney e que tem como personagens o Peter que é um menino, um lobo, um passarinho, uma pata e um gato. Dando sequencia apresento o vídeo com a história “Peter and the Wolf”.

    Edimara Tibolla

    ResponderExcluir
  5. Inciciaremos a aula passando um video da fábula "A formiga e a cigarra", pois esta já é conhecida pelos alunos. Ao término do vídeo perguntaremos aos alunos:
    1) Todos vocês já conheciam essa história?
    2) Vocês sabem que tipo de nome recebem estes tipos de històrias?
    3) Que objetivos tem as fábulas para o leitor?
    Explicaremos em seguida, o que é uma fábula e para que serve.
    Após estas explicações trabalharemos com a fábula em inglês "Peter and the Wolf".
    Catia Coutinho e Rosiane Bohnemberger

    ResponderExcluir
  6. Começar pedindo aos alunos se eles assistem desenhos animados e lêem histórias.
    Citar exemplos de desenhos animados e histórias, pedir que os alunos citem exemplos também.
    Falar que estamos pedindo isso, porque vamos estudar uma fábula em língua inglesa.
    Explorar o que há de comum entre desenhos animados e fábulas: ambos têm personagens, mocinhos e vilões, esses personagens entram sempre em conflito do decorrer dos fatos, pois ambos buscam as mesmas coisas. A história sempre acontece em um determinado tempo e espaço, tempo esse que em geral é pequeno. A diferença existente entre os dois elementos é que, uma fábula é composta de ilustrações e o desenho, de animação.
    Entregar aos alunos um crossword para que completem com o nome de animais, a partir de pistas, que ajudará na realização da atividade.
    Preparar uma lista de vocabulário, uma coluna em língua inglesa e outra em língua portuguesa, para os alunos relacionarem de acordo com o seu significado em português. Dessa maneira, a compreensão do texto será mais fácil para os alunos, já que algumas das palavras, que eles possivelmente apresentam dúvidas, já tenham sido vistas antes.
    Entregar o texto.
    Gislaine e Elizane.

    ResponderExcluir
  7. Como atividade de pré-leitura, utilizando a fábula “Peter and the Wolf Story Shett”, para uma turma de 5ª série, na disciplina de língua inglesa, far-se-iam as seguintes atividades:
    • Faço um contexto sobre o gênero em questão, fazendo as seguintes perguntas aos alunos: Vocês gostam de fábulas? Quais vocês conhecem? Que tipo de histórias normalmente as fábulas envolvem? R: histórias de animais, de herói e vilão, etc. Vocês conhecem a história de Pedro e o Lobo?
    • Anuncio que faremos uma Crossword envolvendo o vocabulário que aparece no texto. A Crossword será elaborada por meio do programa de internet Crossword Puzzles. Ela será composta pelas palavras que envolvem os principais personagens do texto e demais palavras-chaves: DUCK, BIRD, CAT, TREE, GRANDFATHER, FOREST, WOLF, HUNTER.
    • Comento que faremos o jogo da memória. Neste, os alunos deverão ligar expressões ou palavras que aparecem no texto com as imagens. Para tal, o jogo será composto por uma carta que terá a expressão ou palavra em língua inglesa, juntamente com uma imagem que corresponde à mesma e outra carta com a expressão ou palavra em português. Anuncio que os alunos deverão reunir-se in pair e o vencedor será aquele que conseguir encontrar mais pares.
    • Anuncio que veremos o filme sobre a história e após farei uma interação com a turma para analisar quais foram as palavras que os alunos conseguiram entender.
    Atividades elaboradas por Máura Colet.

    ResponderExcluir
  8. Tendo como base o vídeo apresentado como tema, formulamos as atividades de pré-leitura que objetivam a preparação do vocabulário central do texto e do vídeo que serão vistos pela turma.
    Apresentaremos, inicialmente, aos alunos quatro fantoches, os quais representam os quatro animais que são personagens da história – gato, pato, pássaro e lobo.
    Perguntaremos se sabem os nomes em Inglês dos animais representados. Caso não saibam, ofereceremos algumas pistas por meio da atividade que será entregue em folha xerografada, a qual contém as gravuras de tais animais, bem como, ao lado de cada desenho, com letras embaralhadas, os seus respectivos nomes (UKDC, ACT, RDIB, OFLW).
    A fim de auxiliar a realização da atividade, colocaremos o CD com a pronúncia dos nomes para que tentem finalizar o exercício. Completada a atividade, solicitaremos que repitam as palavras em questão. Caso ainda os alunos não consigam realizar a atividade, permitiremos que utilizem o dicionário.
    Feito isso, perguntaremos aos alunos se conhecem histórias nas quais estes animais são personagens. Diante das suas respostas, diremos à turma que leremos um texto intitulado “Peter and the Wolf”, uma história infantil contada através da música. Adiantaremos que, em seguida, assistiremos também o vídeo da história.
    Fica como sugestão, a necessidade de, além das atividades acima, trabalharmos ainda com exercícios que explorem os instrumentos musicais, já que um dos objetivos do vídeo e do texto é mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos, os quais são representados por cada personagem da história.
    LUANA, TALITA E TISSIANE

    ResponderExcluir
  9. A atividade abaixo tem como objetivo preparar os alunos para ler o texto, "Peter and the Wolf", e posteriormente para assistir o filme, sendo que seu foco corresponde ao aprofundamento do vocabulário contido no texto, principalmente no que se refere aos animais. Além de proporcionar uma interação entre alunos e professor. A temática, então, está voltada para o estudo dos animais nesta tarefa.
    -Procedures:
    -Afixar, no quadro-negro, pequenos cartazes contendo o nome dos animais trabalhados na aula anterior e acrescentar mais alguns.
    -Distribuir aos alunos pedaços de papel.
    -Dizer para que construam uma cartela, com três colunas e duas linhas na folha, pois iremos trabalhar com um bingo.
    -Explicar para que escolham nove animais do quadro e escrevam no pedaço de papel.
    -Depois disso, iniciar o bingo retirando os nomes dos animais de um saco.
    -Animais utilizados no bingo:
    -Horse, dog, elephant, cow, cat, giraffe, lion, wolf, rabbit, snake, duck, fish, hippopotamus, crocodile, sheep, eagle, bird, zebra, chicken, jack, mouse, pig, kangaroo, dolphin, penguin.
    -Comentar que, se alguém completar a tabela, deve gritar “Bingo!”.
    -Example de board para o bingo:
    Wolf Cat Pig
    Bird Duck Lion

    Nomes: Camila Bison, Viviane Lanzarin.

    ResponderExcluir
  10. Pré – Leitura
    Primeiramente entrego aos alunos um exercício no qual eles terão que relacionar a palavra com a figura, sendo que as palavras corresponderão ao vocabulário presente no texto escrito e no vídeo, a fim de que os alunos se familiarizem com as palavras.
    Após faço uma motivação oral:
    Peço aos alunos se eles conhecem se eles conhecem a história da Chapeuzinho Vermelho e a dos Três Porquinhos.
    Quais são características deste tipo de história? Quem são os personagens?
    R – São histórias que tem como personagens animais.
    O que chama a atenção, o que há de diferente nos personagens – animais destas histórias?
    R – Eles agem como se fossem pessoas.
    Há um personagem em comum nas duas histórias. Quem é ele?
    R – O lobo.
    Quais são as características, qual o “papel” do lobo em ambas as histórias?
    R – é o “vilão” nas duas histórias.
    Então mostro a figura e o título referente à história a ser trabalhada, faremos um círculo e inventaremos uma “ história sem fim” levando em conta o desenho e o título: o primeiro aluno falará uma frase iniciando a história, o segundo repete a frase do colega e a complementa e assim sucessivamente, até termos uma história para a figura.
    Ana Paula Koakoski e Fernanda Rachele.

    ResponderExcluir
  11. Abigail e Eunice

    - Primeiramente, iniciaremos perguntando aos alunos se sabem o que é uma fábula, conforme as respostas dos alunos explicaremos que trata-se de um texto em que os personagens normalmente são animais vivenciando situações diversas, com intuito de repassar uma lição moral para o leitor.
    - Em seguida faremos as seguintes perguntas:
    - Gostam de fábulas?
    - Quais conhecem? Quais preferem?
    - Já viram alguma fábula em inglês... E assim por diante.
    - Então, os alunos assistirão um vídeo sobre a fábula “A raposa e as uvas”.
    - A partir deste vídeo os alunos terão como atividade elaborar um final diferente para fábula original.
    - Sortearemos três alunos para realizarem a leitura de seus textos para os demais colegas.
    Abigail e Eunice

    ResponderExcluir
  12. • Inicio a aula perguntando aos alunos se gostam de animais e se possuem ou gostariam de ter animais de estimação: Do you like animals? What animals do you like? What animals do you hate? Do you have a pet? What animal would you like to have?
    • Anoto no quadro os animais que eles falarem em inglês. Em seguida, através de uma apresentação em Power Point, encontrada no site http://sos-inglesonline.blogspot.com, procuro ampliar o vocabulário relacionado ao tema. Explico que devem tentar identificar os animais através dos sons que eles produzem e treinar a pronúncia dos nomes dos mesmos. What animal makes this sound? First listen to the sound: do you know what animal makes this sound? Then see the picture: what animal is it? Repeat the names.
    • Em seguida, exponho no quadro a imagem de quatro animais: cat, wolf, bird and duck, falo o nome deles e peço que repitam. Depois, instigo-os a criarem oralmente uma história tendo como personagens esses animais e um menino chamado Peter. Explico que devem deixar a imaginação fluir. Faço os seguintes questionamentos: Where are the characters? What are they doing? What happens at the end? When does the history happen?
    • Após encerrar o momento de levantamento de hipóteses, pergunto se conhecem o nome dado às histórias que apresentam animais como personagens (estes falam, até se comportam como humanos) e, no final, geralmente, têm uma moral. Explico que este gênero textual é classificado como fábula. Destino alguns instantes para que falem a respeito das fábulas que conhecem.
    • Por fim, convido-os a assistirem a fábula Peter and the wolf.

    Elizabete e Luciane

    ResponderExcluir
  13. Para preparar essa atividade de pré-leitura iniciaríamos com o vocabulário. Sendo que para isso, levaríamos figuras de animais, o gato, o pássaro, o lobo e o pato. Então pediríamos aos alunos se eles conhecem ou tem em casa algum desses e se já ouviram o nome desses animais em Inglês.
    Então, entregaríamos os nomes (duck, cat, wolf and bird) para cada um dos alunos, para que eles associassem o nome a imagem. Após isso pediria a eles que colassem ao lado da respectiva figura. Trabalharíamos com a pronúncia e depois, falaríamos um pouco sobre as fábulas, pedindo se já ouviram alguma.
    Explicaríamos que nas fábulas os animais assumem características da personalidade humana, sendo que a principal característica da fábula é mostrar uma lição de moral.
    A segunda parte da nossa atividade de pré-leitura focalizaria no estímulo a curiosidade dos alunos. Através de uma atividade de imaginação, durante a qual eles deverão imaginar e responder as nossas perguntas. Por exemplo.
    _O que vocês imaginam que vai acontecer com o menino ao ver o lobo?
    -Será que alguém vai ajudar o menino?
    -Por que o pato está com aparência calma?
    Em seguida levaríamos para a sala de aula um bingo que contém os nomes dos animais da fábula e mais alguns que serão estudados. Feito isso, apenas com o início do filme, pediríamos aos alunos que inventassem uma história sobre o que acham que vai acontecer no filme, só então passaríamos o filme.
    Renata Cristina Menta e Franciela Oro

    ResponderExcluir
  14. Pré-Reading

    Inicio a aula pedindo para que os alunos fiquem em círculo, após iniciarei uma conversa resgatando as histórias infantis que eles conhecem,perguntando quais eles mais gostam. Irão surgir no momento várias lembranças entre elas Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, Saci-pererê, Rapunzel, Branca de neve entre outros.
    Após mostrarei em slides algumas histórias infantis, como por exemplo, o Mickey mouse, os Três porquinhos o Lobo mau. Pedirei aos alunos se eles sabem as histórias e nomes desses personagens e caso eles não saibam, colocarei no quadro. Feito esse resgate, explicarei sobre as fábulas que na língua inglesa também tem fábulas como na língua portuguesa.
    Apresentarei então a fábula do “Peter ande the Wolf”. Os alunos irão escutar a história e tentar identificar quais são os personagens e qual a mensagem que esta pretende passar.Comentarei que toda história tem o mocinho e vilão.
    Falarei então que os personagens Duck,wolf,cat e bird fazem parte da fábula.Após pedirei que os alunos criem um gibi com os personagens,contando o inverso que a história nos passa.
    Para finalizar nossa atividade entregarei um crossword com vários nomes de personagens de história infantis para que o aluno identifique os personagens.Entregarei também cartelas de bingo com nomes de animais e personagens de fábulas.

    Liriane e Silvia

    ResponderExcluir
  15. Inicio a aula pedindo aos alunos o que é uma fábula. Conforme as respostas, vou escrevendo-as no quadro. Após isso, explico a eles o que é uma fábula fazendo relações com a explosão das ideias escritas no quadro.
    Peço para os alunos se conhecem ou já leram alguma fábula e que digam o título da mesma. Além disso, questiono os estudantes sobre os tipos de personagens que costumam compor uma fábula.
    Feita a motivação seleciono as principais palavras que aparecerão no vídeo "Peter and the wolf", como por exemplo: duck, cat, wolf, bird; entrego um exercício de "Match" com essas palavras, para que os alunos as relacionem com suas respectivas imagens.
    Como o vídeo explora os sons dos animais, trabalharei com alguns flashcards com imagens dos instrumentos musicais que aparecem na fábula. Feito isso, os alunos ouvirão somente o som do vídeo para que possam identificar a qual animal cada som é mais parecido.
    Por fim, passo o vídeo para que os alunos o assistam.

    Caline Balestro e Juliana Fossatti

    ResponderExcluir
  16. - Para dar inicio, faremos as seguintes perguntas: Vocês assistem desenhos animados? Como são esses desenhos ? Quem são os personagens que vocês mais gostam? Vocês já leram alguma fábula? Que fábula vocês conhecem? Já assistiram alguma fábula?
    - Em seguida entregaremos um quiz questinando o gosto dos alunos em relação aos animais que são citados em desenhos animados e fábulas.
    - Para estimular o interesse dos alunos, pelo vídeo diremos que a historia tem quatro animais principais, assim entregaremos a eles uma lista contendo vários nomes de animais, sendo que os alunos deverão escolher apenas quatro. No final do vídeo, iremos conferir quem acertou os personagens.
    - Após entregar a lista, passaremos o vídeo "Peter and the Wolf".

    Juliane, Taís, Vanessa.

    ResponderExcluir
  17. Como atividade de pré-leitura usando a fábula “Peter and the Wolf Story Shett”, para uma turma de 5ª série, seria feitas atividades como:
    • Apresentar um conceito geral sobre o gênero “fábulas”, fazendo algumas perguntas: Vocês já ouviram algum tipo de fábula? Vocês gostam de ouvir fábulas? Quem conhece alguma fábula e queira contar para os colegas?
    • Após, questionaremos sobre quais nomes de animais eles sabem em inglês (os que aparecem no vídeo e outros): gato, pato, pássaro e lobo.
    • Passaremos no quadro os nomes dos animais em inglês e após falaremos a pronúncia em voz alta para que todos repitam e possam fixar os nomes. (cat, wolf, bird and duck).
    • Em seguida faríamos um bingo que contém os nomes dos animais da fábula e mais alguns que seriam estudados.
    • Após, pediríamos aos alunos que inventassem uma fábula parecida com a do vídeo. (Os alunos assistiriam ao vídeo até um ponto especifico e o final ficará com a criatividade de cada um).
    • Após tudo feito, passaremos o vídeo para assistirem.
    TAMIRES STUANI
    PATRICIA CHIARELLO

    ResponderExcluir
  18. iniciarei a aula fazendo uma conversação sobre lendas, pedirei quais lendas os alunos conhecem, quais são os personagens principais das lendas e assim por diante.
    então, começarei a seguinte atividade de pré-leitura:
    A professora terá em mãos um saco misterioso, ela não dirá para nenhum aluno o que contém o saco, fará um suspense em torno do objeto.
    Iniciando, a professora escolhe um aluno, para que “pesque” um objeto de dentro do saco, o aluno pescará o objeto e terá que dizer o nome do mesmo em inglês, e formar uma frase simples contendo o objeto que foi pescado.
    O saco conterá somente animais, fazendo assim, um apanhado geral dos nomes dos animais em inglês.
    A atividade continua até que todos os alunos participem.
    Após, o vídeo será passado, tendo em vista que após a atividade de pré leitura, os alunos estejam aptos a saberem os nomes dos animais.


    BRUNA ZANELLA
    CARINA MAGRIN

    ResponderExcluir
  19. PRÉ-LEITURA


    A primeira atividade tem o objetivo de fazer com que os alunos aprendam o vocabulário.Para isso, levo para a sala de aula figuras dos seguintes animais, gato,pássaro,lobo e pato. Escrevo no quadro as seguintes questões:
    Do you like animals?
    What animals do you like?
    What animals do you hate?
    What animal would you like to have?
    Enquanto eles respondem, vou anotando todos os nomes dos animeias em inglês no quadro, inclusive os das figuras.
    Para despertar a curiosidade deles, falo que irão assistir a um vídeo legal, de uma fábula com quatro personagens bem interessantes "", e antes de passar o vídeo peço se algum deles sabe alguma fábula para contar para a turma(explico o que é uma fábula).cat, wolf, bird and duck


    LEITURA

    Assistir ao vídeo mais de uma vez.


    PÓS-LEITURA

    Primeiramente comentaremos sobre o vídeo, se gostaram ou não.

    Em seguida peço que cada um escreva em seu caderno o nome dos quatro personagens "cat, wolf, bird and duck" e em inglês escreva as características de cada um deles. Desde que já tenhamos trabalhado com os adjetivos em inglês.

    E uma segunda atividade. Peço a eles que escrevam um final diferente para a história "Peter and the Wolf" para entregar.

    Simone Benvenutti

    ResponderExcluir
  20. Inicio as atividades de pré-leitura, fazendo perguntas sobre as fábulas que os alunos conhecem. Peço o que eles sabem sobre os personagens e as atitudes deles? Então, falo um pouco sobre o que é fábula e com a ajuda dos alunos coloco as respostas no quadro. Também questiono os alunos sobre os tipos de personagens que costumam aparecer nas fábulas.
    Entrego uma crossword, que envolve o vocabulário do texto. Essa atividade será composta com os nomes dos personagens do texto: CAT, BIRD,DUCK..
    Feito isso, falo que veremos um filme sobre a história do texto. E depois faremos uma discussão em sala de aula sobre o filme.

    ResponderExcluir
  21. SILVANA E GRASIELE


    Inicio questionando os alunos quanto às histórias com lobos e de aventuras que eles conheçam (que já leram ou ouviram, por exemplo: chapeuzinho vermelho, três porquinhos, João e o pé de feijão, Peter pan, entre outras).
    Então, entrego uma crossword com nomes (em inglês) de histórias de aventura ou em que aparecem lobos, inclusive o nome da história que será trabalhada.
    Apresento o nome da história que será trabalhada e peço que animais eles acreditam que irão aparecer na história. Coloco todos os nomes no quadro.
    Destaco os animais que aparecerão na história pedindo aos alunos se estes animais têm alguma semelhança.
    PATO > PÁSSARO > GATO > LOBO
    • Como convivem esses animais? Eles podem viver juntos?
    Certamente me dirão que gato e pássaro não podem viver juntos, pois os gatos se alimentam, entre outras coisas, de pássaros, e o lobo, por ser um animal selvagem, feroz, não tem boa relação com outros animais, pois se alimentam deles também.
    Mostro aos alunos a imagem que aparece na abertura do vídeo (Peter, o lobo, o pássaro, o pato e o gato) e peço aos alunos porque eles acreditam que Peter está sendo acompanhado por esses três animais? Esta imagem representa uma relação que se estabeleceu entre Peter e os animais (exceto o lobo). Qual será esta relação?
    • Os instigarei a concluírem que eles se tronaram amigos, companheiros de aventura.
    Então, procuro fazer uma ligação com as histórias mencionadas anteriormente, para mostrar aos alunos que em todas elas o que contribuiu para um final feliz foi o espírito de cooperação, a amizade e o companheirismo e que a maldade sempre foi vencida.
    Por fim, antes de passar o vídeo, e a partir do que foi debatido, peço que comentem suas expectativas com relação ao vídeo, sobre como poderá ser a história.

    ResponderExcluir