domingo, 5 de setembro de 2010

Conceito de Leitor e leitura

“O leitor forma preliminarmente expectativas sobre o material, então seleciona algumas pistas mais produtivas necessárias para confirmar ou rejeitar estas expectativas. É um processo de amostragem no qual o leitor usa seu conhecimento de vocabulário, de sintaxe, de discurso e de mundo. A habilidade de leitura depende de uma coordenação de um número de habilidades e estratégias especiais”. Silberstein (1987)

“A leitura não ocorre num vácuo social. É primordial no ensino de leitura o desenvolvimento da consciência crítica de como a linguagem reflete as relações de poder na sociedade através das quais se defrontam leitores e escritores. Ler, é, portanto, saber-se envolvido em uma interação com alguém em um momento sócio-histórico específico e que o escritor, como qualquer interlocutor, usa a linguagem a partir de um lugar social marcado. Ler é se envolver em uma prática social. Portanto, os projetos políticos de escritores e leitores estão em jogo, isto é, a noção de poder é intrínseca aqui”.
Moita Lopes (2001)
Para ler mais acesse: http://www.partes.com.br/ed44/educacao.asp

3 comentários:

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  3. Olá! Gostei muito do artigo! Vou utilizar para trabalhar com a turma de Passo Fundo, Prática Pedagógica. Posso compartilhar da sua idéia? Obrigada! Parabéns pela sua brilhante iniciativa!!

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